segunda-feira, 26 de março de 2012

Dinheiro Sujo Não Rende No Bolso


No começo do ano passado, encontrei, numa fila de banco, uma conhecida que no passado só se envolvia com bandidos e ganhava a vida fazendo favores sexuais pra eles. Ela, bonita e bem vestida, me disse que iria pegar um dinheiro para comprar uma casa, mas não tinha certeza se era aquela que queria. O dinheiro era do namorado dela, que estava preso. Antes de eu ir embora, ela me disse que qualquer hora apareceria em casa para ouvirmos um rap, como fazíamos antigamente. Um amigo meu, que a conhece bem, disse para eu não dar moral a ela, que estava namorando um “irmão” presidiário e, se descobrisse, poderia me trazer problemas. Passou quase um ano e, há algumas semanas eu a vi, num barzinho de madrugada, aqui na cidade, mas ela já não estava como antes. O corpo e as roupas dela já não chamavam mais a atenção. Ela estava acompanhada de usuários de drogas e parecia estar dopada, também. Um conhecido disse que o cara que a bancava tinha sido assassinado há poucos meses e ela tinha voltado para a “vida loka”, se prostituindo para conseguir cocaína. Depois disso, ela não me cumprimentou mais, acho que de vergonha. Como diz um ditado, “dinheiro sujo não rende no bolso”.
Já tive vários convites para ficar rico no crime, mas nunca me envolvi, pois tenho muito a perder. Viver muito como zé é melhor do que pouco como rei. Assim dizia o Brown, do Racionais.

domingo, 25 de março de 2012

O Poder Que As Drogas Tem


Tava vendo, no Domingo Espetacular, da Record, uma matéria sobre o Renato Rocha, 1º baixista da banda de rock Legião Urbana que, por causa das drogas, vive há 5 anos nas ruas do Rio de Janeiro. Ou seja, virou mendigo. Olha só o poder que as drogas tem de derrubar as pessoas. O cara era rico e ficou pobre por causa delas. Triste isso. Tomara que ele consiga se reerguer.
Renato Rocha fez parte da 1ª formação do Legião Urbana. Foi um dos poucos negros a ter uma posição de destaque numa banda de rock, no Brasil. Ajudou a compor sucessos como Geração Coca-Cola e Eduardo e Mônica. Após o lançamento do álbum Que País é Este, Renato foi expulso da banda. Na minha opinião, o Legião perdeu muito em qualidade, depois que Renato Rocha saiu. A banda Legião Urbana acabou depois que Renato Russo, mentor, líder e fundador da banda, veio a falecer, em 1996.
Abaixo, link de uma entrevista rara de Renato Rocha falando o que pensava sobre o Legião Urbana. Dá pra entender o porque dele ter sido expulso e abandonado pelos amigos.